Introdução
Com o envelhecimento e a ação da gravidade e da musculatura da expressão facial, os sulcos naturais e as rugas tendem a se aprofundar. Também, pode haver alterações do contorno e redução volumétrica de estruturas como os lábios. Os preenchimentos permitem atenuar esses vincos e melhorar contornos, promovendo um aspecto mais jovem.
Os preenchimentos são muito usados para a atenuação dos sulcos nasogenianos, dos sulcos ao redor da boca ou no canto inferior dos lábios, bem como para melhora do volume ou do contorno labial. Rugas mais finas e cicatrizes deprimidas também podem ter melhora por meio dos preenchimentos.
O ácido hialurônico
O ácido hialurônico é uma substância presente naturalmente em nosso corpo, preenchendo o espaço entre as células. Contribui para o volume da pele, a forma dos olhos e a lubrificação das articulações, sendo normalmente produzido e degradado.
Para uso médico pode ser obtido a partir de animais ou ser produzido laboratorialmente. Este é preferível não apenas pela possibilidade de produção em larga escala, mas também por não conter outras substâncias animais, minimizando o risco de reações alérgicas.
Aplicação
O ácido hialurônico é injetado na pele com a finalidade de corrigir linhas de expressão, rugas e pregas faciais, bem como para modelagem dos lábios e contorno facial. O procedimento pode ser realizado ambulatorialmente sem a necessidade de anestesia. Porém, podem ser utilizados anestésicos tópicos, sob a forma de cremes, aplicados 30 a 60 minutos antes, para atenuar a sensação da picada da agulha. Outra possibilidade é a realização de anestesia local por meio do bloqueio de nervos responsáveis pela sensibilidade da pele das áreas a serem abordadas.
Reações
Após a aplicação podem aparecer edema (inchaço), endurecimento, prurido (coceira), mudança de coloração ou dor à palpação nos locais abordados. Todavia, esses sintomas tendem a desaparecer espontaneamente de um a dois dias quando injetado na pele e em uma semana, aproximadamente, quando injetado nos lábios.
Raramente, outras reações localizadas podem ocorrer, na dependência dos diferentes tipos de resposta orgânica, que varia de paciente para paciente. Por exemplo, alguns pacientes podem apresentar hipersensibilidade, que pode se manifestar por meio de edema (inchaço) na área do preenchimento e em tecidos vizinhos, bem como endurecimento e dor à palpação local, numa reação semelhante à acne. Essas reações podem ser de grau variado, dependendo sempre da reação de cada organismo, tendendo à melhora posteriormente e nada tendo a ver com o ato médico.
Duração do efeito
Dependendo da zona tratada, do tipo da pele e da técnica da injeção, o efeito do tratamento pode durar de 6 a 8 meses. Todavia, a duração do efeito também depende da resposta orgânica de cada paciente, podendo ser menor ou maior, sendo descritos, inclusive, casos de curtíssima duração. Além disso, na evolução, poderão ocorrer irregularidades, com necessidade de nova injeção, o que não caracteriza retoque, pois se relacionam à reação de cada organismo.
Manutenção
Para a manutenção do grau de correção desejado podem ser necessários retoques e tratamentos de manutenção. Indica-se, então, o acompanhamento conforme a orientação de seu médico. Lembra-se que esses procedimentos não estão incluídos no valor da primeira aplicação, pois há o custo de novos materiais a cada aplicação.